quarta-feira, 28 de dezembro de 2005

Utilizando wiki em projetos de software


Na empresa onde trabalho, nós da equipe de desenvolvimento temos uma deficiência muito grande em organizar os dados dos projetos que desenvolvemos, e documentá-los, pois o ambiente aqui é muito dinâmico, tendo em vista que temos que atender às necessidades dos diferentes setores da empresa. Com isto, é difícil utilizar uma metodologia estruturada de desenvolvimento de software, pois tudo é pra ontem. E desta forma, quando precisamos dar manutenção em alguma coisa, por não ter documentação, o processo é mais lento, o que atrasa os projetos, e isto vai se tornando um ciclo sem fim.


Para tentar colocar ordem, precisamos de uma política de documentação que seja dinâmica como nosso modo de trabalhar, e de uma ferramenta que dê suporte a isto. Com isto em mente, implantamos um sistema wiki baseado no MediaWiki , que é o servidor wiki da Wikipedia.
Este software permite que qualquer pessoa da equipe tenha acesso aos documentos postados, e possa também editá-los, oferecendo um conjunto de recursos que facilitam a organização dos dados. A ferramenta permite ainda que se consulte versões antigas dos documentos, e oferece um espaço de discussão para cada documento, onde os usuários podem trocar idéias. Tudo isso, disponível através de qualquer browser.


Para instalar, você precisar ter um servidor apache com php, e banco de dados mysql. Com isto, a instalação do software é bastante simples.

Nenhum comentário: