terça-feira, 5 de junho de 2007

Evolution e rdesktop

Na empresa onde trabalho utilizamos o Microsoft Exchange Server e todas as suas funcionalidades colaborativas. Apesar de não ser um fã da Microsoft, devo reconhecer que esta ferramenta (em conjunto com o Outlook) é realmente muito boa. O problema é que na área em que trabalho utilizamos Linux, porque várias ferramentas que utilizamos simplesmente dariam muito trabalho para rodar no Windows (além do que, gostamos mesmo de Linux). Surgiu aí um problema: como usar o Outlook?

Primeira idéia: VMware. A gente separa um pedaço do disco, instala o Windows lá e o executa dentro do VMware. O leitor mais astuto logo se espanta - "Gastar espaço em disco, memória e processamento mantendo o Windows rodando dentro do Linux, só por causa do Outlook? Fala sério!". Pois é ... muito esforço pra pouco retorno ... idéia facilmente descartada.

Segunda idéia: Evolution. Esta é uma aplicação que faz quase tudo que o Outlook faz (integra e-mail, lista de contatos, calendários, ...), e consegue conversar com o Exchange. Perfeito ... até o dia em que tivemos que visualizar as agendas de outros usuários ... simplesmente não conseguimos fazer isto funcionar. Mas como esta não é uma funcionalidade crucial, não iríamos desistir do Evolution só por causa disso. Mais fácil conectar numa máquina Windows e rodar o Outlook pra ver as agendas dos demais quando necessário - desde que eu não tenha que levantar da minha cadeira pra isso. E como fazer isso?

Primeira alternativa: VNC. Basta rodar um servidor de VNC numa máquina Windows pouco utilizada (temos uma aqui), e nos conectarmos através dela. Problema: para cada usuário, teríamos ter que ter um servidor rodando (e para tal, mais de uma sessão rodando ao mesmo tempo rodando no Windows). Não havia forma de fazermos isso.

Segunda alternativa: rdesktop. Este é um cliente open source que fala Remote Desktop Protocol (RDP) - o mesmo protocolo usado pelo Desktop Remoto que temos no Windows. O único problema, é que podemos ter somente um usuário logado na máquina (se alguém estiver logado na máquina, e alguém quiser utilizá-lo remotamente, o usuário é "chutado", sem chances de defesa) ... mas, como precisamos disso ocasionalmente e a máquina que iremos utilizar é pouco usada, resolvemos adotar a combinação Evolution / rdesktop. Não é perfeito, mas funciona - além disso, temos a esperança que um dia esse problema do Evolution será resolvido. Mas caso alguém tenha uma solução melhor para este problema, não se acanhe ... coloque aqui para nós.

De qualquer maneira, fica aqui a dica de duas ferramentas muito interessantes para minimizar os problemas da distância entre os mundos Linux e Windows - Evolution e rdesktop.


Powered by ScribeFire.

Um comentário:

Bart disse...

Ce tentou rodar o Outlook no Wine? Eu sei que o Wine quase sempre nao funciona, mas se funcionar, mesmo com problemas de fonte, pode ser util pra visualizar as agendas dos outros e daih sair fora.
Abraco.