quarta-feira, 8 de março de 2006

A importância de um bom design

Study: 50 percent of refunds due to bad design

O link acima mostra um artigo sobre um estudo feito por uma cientista holandesa que concluiu que metade dos aparelhos eletrônicos devolvidos às lojas funcionam como deveriam, mas os consumidores não conseguiram descobrir como fazê-lo funcionar. Basicamente por causa de problemas com interface.

Eu, como a maioria das pessoas, não tenho paciência para ficar lendo manuais para aprender a usar um aparelho, e por isso uma boa interface é necessária para que eu possa facilmente acessar as funcionalidades do produto. Essa é uma das razões por eu preferir um celular Nokia a um Motorola, por exemplo. E o estudo citado no artigo, somente vem a comprovar o quanto as empresas perdem dinheiro por causa de pobres planejamentos de interface.

E isso deve servir de aviso para nós desenvolvedores de software. Pensar em interface é um porre (ao menos para mim), mas pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso do nosso produto.

Nenhum comentário: